segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Tendências Pedagógicas

Tendência Romântica
Criança Aprende Quando:
  • Trabalha o simbolismo
  • Aprende naturalmente
  • Autodisciplina
  • Atividades espontâneas

Criança aprende de dentro para fora sem influência do meio.

Froebel: Atividades espontâneas

Os recursos organizados em prendas, ocupações , e atividades maternais .

Decroly: Organiza a escola em centro de interreses , a crianças só aprende com o que é interressante para ela. Ele considera que a salade aula está em todos os lugares.

  • Centro de interresse tem que ser flexível.

Montessori: Pedagogia científica

  • Ritmo da criança é respeitado.
  • Escola ativa.
  • Uma atividade de cada vez.

Ensinar: Deixar a criança se desenvolver - se na ludicidade , observando o que ela está aprendendo e avaliando.

Tendência Congnitiva

Piaget diz que a criança aprende a partir da interação do interno com o externo.

A criança tem que estar pronta para aprender e o professor a ensinar .

  • Assinilação e Acomodação .
  • Passa pelos estágios de desenvolvimento.
  • Criança é ativa , só aprende mexendo.
  • Períodos de desequilíbrio , requilíbração , descoberta e construção de novos conhecimentos

Educador ensina quando :

  • Experiências começam pela ação.
  • Atividades manifestam o simbolismo da criança.
  • Promove atividades em grupo.
  • Leva a criança a construir quando participação ativa nas atividades .
  • Professor desafiador
  • Inclui as diversas áreas de conhecimento.

Tendência Crítica

Ensinar:

Deixar a criança expressar o que ela pensa.

Testar suas hípoteses.

Trabalhar questões do seu entorno

Aprender:

  • Sair para visitar o interno
  • Desenho livre
  • Trabalhar sociedade e nature com o livro da vida.

obs: Há importância de ter conteúdo.